Select the language.

Research | Pesquisar artigos de Belverede

domingo, 12 de janeiro de 2014

Quem é você? De onde vem e para onde vai?

Por Ismael Brito

Certo jovem, incumbido na faculdade de elaborar um texto filosófico, afastou-se da correria da cidade para uma região rural, a fim de poder refletir com mais tranquilidade. Sentado embaixo de uma frondosa árvore - com aquela pose de pensador, parecendo Rodin no seu bronze - pôs-se a arrazoar sobre as três grandes indagações da Filosofia: Quem sou? De onde vim? Para onde vou?

 Apesar de essas questões atravessarem milênios, alimentando a dialética dos grandes pensadores, o jovem (que fora orientado em seu curso a questionar) não se cansava de perseguir respostas, ainda que não fossem conclusivas. Ele não tinha a ambiciosa pretensão de obter respostas definitivas, mas elas aguçavam mais e mais o seu senso crítico. 

Após fazer alguns apontamentos acerca do que pensara, avistou no horizonte uma pessoa que rapidamente se aproximava. Era um homem com uma aparência muito simples, trajando camisa xadrez — bem desgastada — e calça de tergal. O rosto dele, sombreado pelo chapéu de palha, apresentava-se visivelmente sofrido pela ação do sol. Os seus pés descalços e uma enxada sobre o ombro direito completavam o quadro.

 — Bão dia — disse o homem.

 — Bom dia — respondeu o acadêmico.

Curioso, ao ver tantos livros espalhados, o trabalhador do campo perguntou ao universitário:

— O sinhô é dotô? A pergunta soou um tanto inocente para o jovem, que respondeu, segurando-se para não dar uma gargalhada:

— Ainda não... 

— Devi di sê priciso istudá muito pra modi sê dotô. Nóis da roça num sabemo assiná nem o nome — insistiu o sertanejo na conversa. 

O rapaz, então, resolveu fazer uma brincadeirinha:

— Para se tornar um doutor basta apenas responder três perguntas: Quem é você? De onde veio? Para onde vai?

Admirado com o que acabara de ouvir, o roceiro respondeu:

— O sinhô deve di tá brincando; quem é que num sabe respundê isso? Inté os minino piqueno sabe disso. Sou Zé Cipriano, venho da roça e vo pra casa armoçá. O sinhô num sabe isso não, dotô?

Essa historinha mostra que o fato de alguém ser um acadêmico não lhe confere capacidade para responder às tais perguntas. Há muitos mitos teóricos, que, devido às sucessivas vezes em que foram abordados, cristalizaram-se, transformando-se em “verdades” inquestionáveis. É estranho o fato de pessoas admitirem que são produtos do acaso. A negação da humanidade do homem provém da falta de pensar dos que abraçaram uma crença absurda e ultrajante, que só gera um sentimento depreciativo da humanidade, uma negação de sua origem e de seu propósito. Como conceber que o Universo e a própria vida, com toda a sua complexidade, são resultados de uma involuntária reação química em um lago primordial? Bem mais simples, porém lógico, coerente e exequível, é abrir mente e olhos, e reconhecer, ante as evidências, a nossa honrosa projeção por um Criador, e a necessidade urgente de nos relacionarmos com Ele.

A pergunta inquietante é: Para onde você vai? Jesus Cristo, o único Salvador, disse:

"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem".

“Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, a morte e o mal” - Deuteronômio 30.15.

“Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu” - 1 Reis 18.21.

 "Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; deitai fora os deuses a que serviram vossos pais dalém do Rio, e no Egito, e servi ao Senhor. Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor" - Josué 24.14-15. 

 Bem, existem dois caminhos; a escolha é sua: basta pensar; e aceitar o sacrifício de Jesus.

Caminho da Porta Larga: 

Alude ao modo de viver descuidado e pecaminoso do ímpio – é mais fácil ser vingativo e avarento, aproveitando-se dos outros para enriquecer-se, do que andar pela regra de ouro (Mateus 7:12).

 Este caminho largo é o caminho que conduz ao inferno – o nome dessa porta é EGOÍSMO.

Caminho da Porta Estreita: 

Uma passagem "larga" o suficiente para "passar" entrar uma pessoa de cada vez – Como é difícil dar estes passos para Deus!

Precisamos vencer todas as inclinações naturais (Lucas 13:24), lute com todas as suas forças, insista com todo o teu entendimento em entrar por esta porta.

Este caminho estreito nos conduz a vida eterna – o nome desta porta é JESUS.

A porta estreita exige obediência rigorosa à regra de ouro.

“Portanto tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lo também vós, porque esta é a lei e os profetas” - Mateus 7.12.

Espero que, sem preconceito, reconsidere as suas convicções e opte pelo lugar que Deus projetou para os que o aceitam. Receba Jesus em seu coração; aceite como Salvador e Senhor aquEle que disse: 

"Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens" - João 10.9.

“Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono” - Apocalipse 3:21.

Fonte: Aqui eu Aprendi - http://aquieuaprendi.blogspot.com.br/

2 comentários:

  1. A Paz do Senhor Jesus.
    Passando deixando um grande abraço meu amigo em Cristo Eliseu A.Gomes.
    Muito honrado e agradecido a Deus por este apoio tão especial.
    Obrigado! Deus continue abençoando este espaço Belverede.
    do amigo em Cristo
    Pastor Ismael

    ResponderExcluir
  2. Pr. Eliseu, a paz de Cristo. O que quer dizer Belvedere?

    ResponderExcluir

Blogs recomendados